Central de Intérpretes de Libras (CIL)

A missão da CIL é proporcionar atendimento de qualidade para que surdos, surdocegos e deficientes auditivos possam solicitar intérpretes de Libras-Português para diversos serviços de caráter público ofertados nas esferas municipal, estadual e federal.

Os atendimentos podem se dar de maneira presencial, na própria unidade da CIL ou em qualquer ponto da região abrangida pela Central (todo o estado de Alagoas), e também de maneira virtual, por quaisquer meios digitais disponíveis para a adequada prestação dos trabalhos.

Para ser atendido é necessário agendar com antecedência por telefone (chamada de vídeo, de voz e mensagens de texto e de voz), no número (82) 98884-5403, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

São exemplos de atendimentos prestados pela CIL:

  • Marcação de consultas médicas, preferentemente no âmbito do SUS;
  • Solicitação de emissão de documentos pessoais (CPF, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passaporte, entre outros);
  • Cadastramento nos programas sociais governamentais;
  • Consulta de situação de benefícios;
  • Auxílio na consulta de benefícios ao trabalhador (FGTS, Seguro-Desemprego, vagas de emprego no SINE, entre outros);
  • Apoio à realização de denúncias nos canais próprios;
  • Interpretação em atendimentos online para a prestação de serviços públicos;
  • Interpretação simultânea em audiências judiciais por videoconferência;
  • Interpretação de resultados de processos administrativos e/ou judiciais que possuem consulta de andamento online;
  • Interpretação em atendimentos de ocorrências policiais;
  • Solicitação de remédios nas farmácias populares no primeiro atendimento;
  • Entrevistas de emprego no âmbito das agências públicas de emprego.

São exemplos de atendimentos NÃO abrangidos pela CIL:

  • Acompanhamento para tradução/interpretação em Eventos em geral, como shows, cursos, feiras, seminários;
  • Acompanhar Surdos, pessoas com deficiência auditiva e surdocego a eventos pessoais, familiares e religiosos, como compras, supermercados, casamentos, enterros, procedimentos estéticos, entre outros;
  • Acompanhar Surdos, pessoas com deficiência auditiva e surdocego a qualquer ambiente educacional (sala de aula);
  • Acompanhar Surdos, pessoas com deficiência auditiva e surdocego a viagens de qualquer natureza;
  • Acompanhar Surdos, pessoas com deficiência auditiva e surdocego no exercício da função empregatícia. 

Casos não abrangidos neste guia ficarão sob discricionariedade da coordenação geral da CIL, que poderá, justificadamente, deferir ou indeferir a prestação do serviço.

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